04 julho 2016

Químicos descobrem novo tom de azul sem querer

Em 2009, uma experiência feita por químicos na Universidade Estadual de Oregon, Estados Unidos, fez com que um novo tom de azul fosse criado por acidente. Agora, pela primeira vez, o tom está sendo desenvolvido como tinta para artistas do mundo todo. Sucesso!
Tudo começou quando os pesquisadores estavam tentando desenvolver compostos com novas propriedades eletrônicas ao misturar óxido de manganês com outros produtos químicos e aquecendo a mistura à 1.100 graus.
“Basicamente, isso foi uma descoberta acidental. Nosso trabalho não tinha nada a ver com achar um novo pigmento“, disse o professor Mas Subramanian. “Um dia, um estudante graduado que estava trabalhando em um projeto pegou algumas amostras de um forno bem quente enquanto eu passava do lado, e elas eram azuis, um azul muito bonito. Eu me toquei na hora que algo incrível tinha acontecido“, continuou.
A boa notícia é que o novo azul, chamado “azul YInMn“, é mais barato, menos propenso a desbotar e não é venenoso (já que alguns tons podem vazar cianeto e ser carcinogênicos).
Fonte: http://br.eonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...